Quem somos

Um time capacitado e focado em oferecer o melhor em produtos de madeira.

Possuímos vasta experiência no ramo madeireiro. Sob a liderança dos sócios Natale e Paulo Baggio, nosso time de profissionais atua diariamente focado na excelência do atendimento e produção, a fim de atender a qualquer tipo de necessidade que o seu negócio possa ter.

Nosso compromisso com o meio ambiente se reflete nas nossas ações

A preocupação com o meio ambiente sempre foi de extrema importância para a Madeireira Baggio. Nossos produtos passam por processos computadorizados e rigoroso controle de qualidade. Um desses processos é a secagem da madeira em estufas, que diminui a umidade da madeira de 70% para 10%, prolongando a sua vida útil.

Também realizamos o tratamento fitossanitário da madeira, especialmente pallets e embalagens. Este processo consiste no uso de ar quente forçado, também conhecido como HT (high temperature), em que a madeira é submetida a altas temperaturas dentro de uma estufa computadorizada.

É algo extremamente necessário internacionalmente, visto que elimina e evita a proliferação de pragas na mercadoria que será transportada nestes pallets. Por este motivo, nossos produtos levam um carimbo HT como atestado de qualidade. O tratamento térmico descarta o uso de produtos químicos que agridem a saúde e o meio ambiente. Fomos pioneiros no seu uso e, hoje, possuímos um certificado internacional do International Plant Protection Convention (IPPC) de tratamento fitossanitário com fins quarentenários, aprovado e reconhecido pela Norma Internacional para Medidas Fitossanitárias n° 15 (NIMF nº15).

Nossa História

1926

1926

Em Jumirim, no interior de São Paulo, os empreendedores recém-chegados da Itália, Luiz Uliana (mais conhecido como Gigio Uliana) e Lourenço Geriboni deram início a uma pequena serraria de madeiras.

1930

1930

A serraria passou a se chamar Irmãos Uliana. Pai e filhos trabalhavam comercializando madeira para fabricação de móveis e para construção civil. Na época, um de seus maiores clientes eram seus próprios primos, que produziam móveis, portas e esquadrias em Tietê, cidade vizinha de Jumirim. Eles eram os Parduci e Uliana. O negócio era familiar, com todos os homens atuando na empresa, até que Antonia Uliana se casou com José Baggio, que também se interessou pelo negócio.

1948

1948

José Baggio se juntou a eles na serraria. Ele, esposa e filhos viviam em uma residência próxima à indústria madeireira.

1960

1960

O trabalho de serragem da madeira ficou intenso e, com o tempo, o mercado madeireiro passou a ter mais concorrência. Por conta disso, serrar as madeiras deixou de ser vantajoso para a família Uliana.

1970

1970

Por conta do mercado, a madeireira fechou suas portas por 3 anos. José Baggio propôs aos cunhados a compra dos galpões e todo o maquinário da madeireira, pois viu a oportunidade de ter um negócio próprio com seus filhos, Natale e Paulo. Foi nesse momento que a Madeireira Baggio começou a nascer.

1973

1973

22 de abril de 1973 é a data de fundação da Indústria Madeireira Baggio. O rápido crescimento ocorreu em função da inovação: naquela época, madeiras de pinus e eucalipto não eram tão exploradas, o que fez com que a madeireira se tornasse pioneira no estado de São Paulo. Este fato despertou a curiosidade dos Engenheiros Agrônomos e Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)/ Universidade de São Paulo (USP), cujos estudantes há 30 anos visitam a indústria para conhecer mais sobre o processamento do eucalipto para fins de transporte e construção civil.

2020

Hoje

Os irmãos Natale e Paulo seguem com a missão de entregar produtos de qualidade e com consciência ambiental. A Madeireira Baggio é parceira de empresas que fornecem eucalipto 100% reflorestado e da USP para a criação de um eucalipto de maior qualidade e com menor impacto ambiental na extração. A principal área de atuação é a produção de madeiras com foco na construção civil e na indústria logística, principalmente com pallets e caixas de madeira de eucalipto reflorestado.